Em comunicado, o CHUC refere que o equipamento de inativação do novo coronavírus (Pure Tower) foi doado pela empresa STREAK – Engenharia em Automação para ser utilizado numa sala de mudança dos equipamentos de proteção individual.
A torre de esterilização vai contribuir “para que os profissionais de saúde sintam mais segurança, num momento tão delicado e desgastante, tanto física como mentalmente”, lê-se na nota.
O equipamento foi certificado pelo Biocant – Centro de Inovação em Biotecnologia, tendo passado “por vários testes e rigorosos processos de certificação elaborados por laboratórios independentes”.
“Os testes bacteriológicos realizados pelo Biocant, segundo a norma ISO 15714:2019, (primeiro equipamento desenvolvido e validado microbiologicamente em Portugal) obtiveram taxas de esterilização de 95.4% do ar numa passagem apenas”, refere o comunicado.
O ‘Pure Tower’ tem uma dose de radiação que garante a inativação do novo coronavírus responsável pela doença da Covid-19 “a uma taxa superior a 99.9%”.